Victor Brecheret o mestre das formas – LICEU – SÃO PAULO

Curadoria:
Fernanda Carvalho e Ana Paula Brecheret

PRORROGADA ATÉ 09/09

DE TERÇA A SÁBADO, DAS 12H ÀS 17H
DOMINGO – PARA GRUPOS PREVIAMENTE AGENDADOS

ENTRADA GRATUITA

RUA DA CANTAREIRA, 1351

Victor Brecheret (1894-1955) foi um dos mais importantes escultores do século XX. Aclamado no Brasil como um titã das artes, Brecheret estudou desenho e modelagem no Liceu de Artes e Oficios de São Paulo antes de consagrar-se internacionalmente.
Esta exposição, com obras oriundas de uma coleção particular, é um tributo da escola ao seu ilustre aluno e, ao mesmo tempo, uma homenagem de Brecheret aos 150 anos do Liceu.
Transitando entre Roma, São Paulo e Paris, o artista aproveitou-se de muitas tradições do fazer e de diversos materiais, executando desde experimentações e obras monumentais com mais de 30 figuras de 6 metros de altura cada, até pequenas peças representando dançarinas voláteis, mitos polivalentes e paixões estilizadas.
Para melhor apreensão das formas materializadas pelo artista, serão apresentadas as ferramentas de seu saber-fazer e realizadas experiências sensoriais com seus materiais de trabalho.
Procurando percorrer o amplo arco temático da produção do escultor, que dialogou com o sagrado e o profano, o masculino e o feminino, o oriente e o ocidente, a cultura dos povos originários e a mitologia, apresentamos obras multiformes e de diferentes épocas históricas.
Uma cronologia que abrange o final do século XIX ate meados da década de 1950 e conecta a história do Liceu, da cidade e do artista através de seus marcos culturais da época.

RELAÇÃO

DE OBRAS EXPOSTAS

1. Dama Paulista (Retrato de Dona Olivia Guedes Penteado), 1934
        Bronze, 48 x 77 x 23 cm. Coleção Particular, São Paulo
2. Retrato de Victor e Juranda Brecheret, década de 1940
        Bronze patinado, 34 x 40 x 28 cm. Coleção Particular, São Paulo
3. Torso feminino, 1939
        Bronze patinado, 188,5 x 51 x 46 cm. Coleção Particular, São Paulo
4. Beijo, início da década de 1930
        Bronze patinado, 30 x 12,5 x 10 cm. Coleção Particular, São Paulo
5. Dançarina, década de 1920
        Bronze polido, 34 x 17 x 7,0 cm. Coleção Particular, São Paulo
6. Beijo, início da década de 1930
        Bronze polido, 18 x 15 x 20 cm. Coleção Particular, São Paulo
7. Fauno, década de 1940
        Bronze patinado, 43,5 x 11,5 x 16 cm. Coleção Particular, São Paulo
8. Três graças indígenas, final da década de 1940
        Bronze, 38 x 24 x 24 cm. Coleção Particular, São Paulo
9. Pietá, 1912-1913,
        Madeira, 40 x 45,1 x 29,7 cm. Coleção Particular, São Paulo
10. A Virgem e o Menino, década de 1940
        Bronze patinado, 55 x 18 x 12 cm. Coleção particular, São Paulo
11. Banho de sol, início da década de 1930
        Bronze, 24 x 51 x 15,05 cm. Coleção particular, São Paulo
12. Virgem indígena, década de 1950
        Gesso patinado, 28,5 x 9 x 6 cm. Coleção Particular, São Paulo
13. Virgem oriental, década de 1930
        Bronze polido, 32,5 x 33,5 x 22 cm. Coleção Particular, São Paulo
14. Veado enrolado, 1947-1948
        Pedra rolada pelo mar, 26 x 36 x 54 cm. Coleção Particular, São Paulo

RÉPLICAS DIGITAIS

(HOLOGRAMAS)

1. Fuga para o Egito, 1925-1929, bronze polido. Coleção Particular, São Paulo
2. Soror Dolorosa, 1920, bronze, 52 x 38,5 x 20 cm. Coleção Particular, São Paulo
3. O ídolo, 1929, bronze, 35 x 47,5 x 20 cm. Colégio Particular, São Paulo
4. Dançarina, início dos anos de 1930, bronze polido, 70 x 60 cm. Coleção Particular
5. Índio e a suaçuapara, 1951, bronze, 83 x 178,5 x 35 cm. Coleção Particular, São Paulo

 

FERRAMENTAS ORIGINAIS

CONJUNTO DE 16 INSTRUMENTOS DE ENTALHAR

Cinzéis
Macete
Martelo dentado
Martelos de talhe
Martelo de entalhar
Plainas de mão
Massa
Compasso de ferro
Compasso de madeira
Régua T
Régua de nível
Roda de esculpir para girar a base de apoio