O LICEU DE ARTES E OFÍCIOS
GANHA UM NOVO CENTRO CULTURAL

 

Um presente para São Paulo nos 145 anos de uma das mais tradicionais instituições brasileiras de educação

Um espaço multiúso, voltado à celebração e reflexão sobre o design. Um campo que dialoga diretamente com sua história.

Projetado pelo arquiteto Ricardo Julião e situado na Luz, bairro do centro da capital paulista, o CCLAO ocupa o mesmo espaço que abrigou por 20 anos o acervo da instituição.

Em 2014, um incêndio de grandes proporções destruiu a estrutura. Mas, como disse o presidente do Conselho do Liceu de Artes e Ofícios, Lívio De Vivo: “Das cinzas, surgiu a vontade de transformar o local, mantendo-o, ainda assim, ligado à sua essência (….) que vai se prestar muito para as próprias atividades da escola, para eventos culturais e sociais e abrigar, ainda, o acervo do Liceu”.

Duas exposições inéditas marcam a abertura do CCLAO, divididas numa programação em três tempos:

 

 

O ONTEM

Com a curadoria de Denise Mattar, o CCLAO traz a exposição Percurso Histórico – uma linha do tempo que parte de 1873, quando um grupo paulista ligado à cultura cafeeira deu origem ao Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, com o intuito de oferecer à população educação gratuita de qualidade, a democratização da cultura, a valorização dos princípios éticos, o conhecimento técnico e a capacitação para o trabalho. A linha do tempo termina em 2018, demonstrando que, embora as oficinas não mais existam, a missão educativa do Liceu não acabou, pois a instituição é considerada a melhor escola técnica do Brasil.

Essa mostra apresenta o acervo do próprio Liceu, com centenas de fotos, documentos, desenhos, mobiliários, réplicas e esculturas, através de pequenos núcleos que envolvem todo o percurso.

 

 

O HOJE

Com a curadoria da designer Fernanda Sarmento, o CCLAO apresenta a exposição Design Brasil Século XXI, que reúne mobiliário e objetos criados sobre o preceito da sustentabilidade. São cerca de 50 móveis e objetos de grandes nomes do design brasileiro, como Irmãos Campana, Marcelo Rosenbaum, Domingos Tótora, Inês Schertel, Baba Vacaro, Zanini de Zanine, Brunno Jahara, entre outros. A mostra se divide em cinco categorias que ilustram o processo criativo e de produção.

 

 

O AMANHÃ

Ao longo de toda a exposição temporária, o Centro Cultural vai receber uma série de palestras e oficinas com importantes nomes nacionais e internacionais do design para discussões e reflexões acerca dos desafios enfrentados pelo setor na contemporaneidade, sempre buscando o desenvolvimento de ideias criativas, funcionais e sustentáveis. A programação paralela terá início em setembro e será divulgada oportunamente.

 

 

Exposição Percurso Histórico, curadoria de Denise Mattar

De 11 de agosto de 2018 a julho de 2019

 

Exposição Design Brasil Século XXIcuradoria de Fernanda Sarmento

De 11 de agosto a 1º de dezembro de 2018

 

Endereço: Rua da Cantareira, 1351 | Luz | São Paulo

Visitação: de terça a sábado, das 12h às 17h

Ingresso gratuito