Notícia Blog Liceu - Tribunal de Justiça de São Paulo

Tribunal de Justiça de São Paulo e Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo: 150 anos de histórias interligadas.

Category :
Notícia Blog Liceu - Tribunal de Justiça de São Paulo

Uma das instituições de ensino, arte e cultura mais notáveis de todo o estado, o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo completa, em dezembro de 2023, 150 anos de uma história que se confunde com a do próprio Tribunal de Justiça de São Paulo que, em fevereiro do próximo ano, também completa seu sesquicentenário. Boa parte do mobiliário do Palácio da Justiça, sede do Judiciário paulista, é fruto do trabalho artístico dos mestres e artesãos do Liceu ao longo da primeira metade do século XX.
A história da instituição, no entanto, começou muito antes: em 1873, um grupo de 131 cidadãos paulistas fundaram a Sociedade Propagadora de Instrução Popular, que consistia em projeto educacional voltado para a formação de cidadãos em diversas áreas, incluindo artesãos, serralheiros, marceneiros e carpinteiros que a metrópole tanto necessitava à época, em virtude de seu acelerado progresso. Nove anos mais tarde, a escola, reorganizada, passou a ser denominada Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, com sede na então Rua São José (atual Rua Libero Badaró).
Com ampla variedade de oficinas e profissionais formados, o Liceu exerceu grande influência na sociedade paulista, especialmente do ponto de vista artístico e arquitetônico.
Pouco a pouco, os trabalhos em madeira e ferro, por seus alunos desenvolvidos, espalharam-se não apenas por São Paulo, mas por diversas cidades brasileiras.
Entre as principais contribuições estão o Theatro Municipal, o Palácio dos Campos Elíseos, a Santa Casa de Misericórdia, o Clube Atlético Paulistano, a Penitenciária do Estado e o Edifício dos Correios, entre outros edifícios emblemáticos.
Hoje, 150 anos após o ponto de partida, o Liceu de Artes e Ofícios se mantém como uma das referências em ensino médio e técnico na capital paulista. Por meio do Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (CCLAO), que passou por uma reestruturação há cinco anos (em virtude de incêndio que atingiu o prédio em 2014), a instituição também se destaca como um polo de arte e cultura na maior cidade do país, nas proximidades das também emblemáticas Estação da Luz e Pinacoteca. O espaço recebe diversas exposições, visitas guiadas e conserva um vasto acervo histórico.

Leia a matéria completa: